Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni
Infraordem: Furnariides
 Sibley, Ahlquist & Monroe, 1988
Parvordem: Furnariida
Superfamília: Furnarioidea
 Gray, 1840
Família: Furnariidae
 Gray, 1840
Subfamília: Furnariinae
 Gray, 1840
Espécie: C. fuscus

Nome Científico

Cinclodes fuscus
(Vieillot, 1818)

Nome em Inglês

Buff-winged Cinclodes


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Pedreiro-dos-andes

O pedreiro-dos-andes é uma ave passeriforme da família Furnariidae.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) kinklos = pássaro beira-mar (usado no sentido Alvéola); e _oidës = semelhante, aquele que parece com; e do (latim) fuscus = marron, escuro. ⇒ (Ave) escura semelhante a um pássaro da beira mar ou (ave) marron escuro semelhante a um Alvéola.

Características

Mede entre 17 - 17,5 cm de comprimento. Os exemplares encontrados no Brasil possuem coloração marrom acinzentado no dorso, com marcação superciliar bege-canela. Listra bege-canela nas asas evidente durante o vôo. A garganta é branca (às vezes escamado de castanho). Ventre marrom acinzentado, porém mais claro que o dorso. À distância pode ser confundido com o joão-de-barro, que habita os mesmos locais.

Alimentação

Hábitos alimentares…

Reprodução

Não há registros de atividade reprodutiva no Rio Grande do Sul, aonde ocorre como migrante invernal. Hábitos reprodutivos…

Hábitos

Habita campos, pastos e outras áreas abertas, frequentemente perto de habitats rochosos aquáticos. Usualmente encontrado em casais (não são arredios normalmente), forrageando no solo e rochas, frequentemente perto de água mas também em áreas secas e beira de estradas. Voa ligeiramente, usualmente a baixa altura. Frequentemente balança a cauda vivazmente após pousar.

Distribuição Geográfica

Ocorre nas áreas rochosas dos Andes, até a Patagonia e Terra do Fogo. No inverno, aves reprodutoras do Sul (Patagonia e Terra do Fogo) migram para o norte, para o Chile e Argentina. Alguns poucos alcançam o Paraguai e o Sul do Brasil.

Referências

Galeria de Fotos